sexta-feira, 23 de abril de 2010

Liderança e motivação no ambiente organizacional

A era da informação modifica profundamente tanto a vida das pessoas como a gestão dos negócios. Nesse contexto de transformações, o grande desafio dos líderes empresariais é conduzir seu negócio por uma trajetória de lucratividade e segurança. Para sobreviver nesse ambiente é fundamental a transformação contínua da organização em busca de respostas apropriadas para as novas demandas que possibilitem a geração de vantagens competitivas, sendo assim, a gestão estratégica de pessoas se revela como elemento chave para viabilizar essas transformações. O sucesso das organizações depende do ajustamento dos comportamentos dos membros da equipe e da consolidação de uma cultura de agilidade e flexibilidade.
Com os avanços tecnológicos, as empresas estão atravessando um período de grandes mudanças culturais, políticas, sociais e econômicas. A intensa e crescente competição em âmbito mundial traz como resultado o desenvolvimento de novos modelos de gestão ao ambiente empresarial. Configura-se como desafio às organizações desenvolver e empregar instrumentos de gestão que lhes garantam certo nível de competitividade atual e futuro.
Então, para maximizar os rendimentos da empresa, de forma que a mesma possa se destacar no mercado de trabalho é imprescindível elaborar um planejamento estratégico, no qual a partir da visão e missão da organização pode-se determinar iniciativas que serão implementadas, analisadas e acompanhadas, a fim de atingir os objetivos e metas estipuladas.
Para alcançar um resultado positivo no planejamento, é importante buscar parcerias, ou seja, induzir a participação dos colaboradores nas etapas do processo. A ideia é justamente buscar uma relação junto às pessoas e, fazer com que estas participem com a finalidade de acrescentarem (e muito) com noções que podem definir um modelo mais adequado e, por conseguinte, diminuir a resistência na implantação. O ambiente atual requer ideias criativas, ações rápidas e uma constante adaptação às mudanças tecnológicas. Todas essas transformações originam a necessidade de alteração dos processos da organização, que precisa estar mais próxima da estratégia do negócio.
O planejamento estratégico é importante para ter uma forma de transformar os problemas e ameaças em oportunidades e fazer com que essas oportunidades tragam resultados sustentáveis ao longo de um determinado tempo. É o método pelo qual a organização define como irá utilizar seus recursos no intuito de alcançar seus objetivos, que pode ser feito a curto, médio e longo prazo.
Outro fator respeitável é a qualidade, que decorre de um comportamento positivo dos colaboradores e a melhor ferramenta para atingir a excelência da mesma é a mente humana, que interpreta e faz com que as coisas aconteçam, propondo mudanças necessárias. Pessoas diferentes têm habilidades e talentos diferentes. Administrar pessoas não é mais sinônimo de controle. Hoje, significa entusiasmar o envolvimento e o desenvolvimento das mesmas.
A satisfação dos clientes é resultado da qualidade dos produtos e serviços de uma empresa, e essa qualidade, por sua vez, decorre da motivação das pessoas, que são peças essenciais numa empresa.
Para gerar e manter motivação no ambiente organizacional é indispensável desenvolver atributos relacionados à comunicação, ao relacionamento interpessoal e à autoestima. O trabalho em equipe é notavelmente uma das principais características das atuais gestões, e para alcançar o sucesso é necessário investir na administração de recursos humanos, sendo essa uma especialidade que surgiu com o crescimento das organizações e com a complexidade das tarefas organizacionais.
A motivação está relacionada às necessidades de trabalho, de reconhecimento, de crescimento e valorização das habilidades voltadas para a empresa, o que, quando concretizadas, proporciona uma sensação de satisfação e segurança nos indivíduos.
A realização de uma atividade na qual o profissional gosta é um dos caminhos para o sucesso interior. Há muito, acreditava-se que trabalho e felicidade eram coisas incompatíveis. Atualmente, especialistas no assunto afirmam que quando as pessoas fazem as atividades que gostam elas são mais felizes e trabalham mais motivadas, o que resulta em autoconhecimento, melhoria da qualidade de vida e dos serviços, aumento da produtividade e troca de competências.
O ambiente em que vivemos interfere na motivação, pois é através dele que se torna possível satisfazer grandes necessidades. Entretanto, é importante compreender que, o desenvolvimento de atitudes positivas, a melhora da autoestima, autoconhecimento, o controle de sentimentos e emoções, o cuidado com o corpo, o desenvolvimento de relacionamentos motivadores, assumir responsabilidades, procurar solucionar problemas, definir prioridades, planejar, atingir metas e objetivos, aceitar desafios, ter iniciativa, ser otimista e estar aberto a mudanças, são grandes passos para uma vida motivada e valorizada que, segundo especialistas, pode ser a chave do sucesso.
Pode-se concluir então, que administrar pessoas não é mais um fator de uma visão mecanicista, sistemática, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. É discutir e entender o paradoxo entre as técnicas tidas como obsoletas (tradicionais) com as modernas (gestão da integração, das competências e do conhecimento). É com esse panorama que as organizações devem ter a visão de que o capital humano será seu grande diferencial: sinônimo de vantagem competitiva. E, a real vantagem competitiva no mercado não está somente representada no financeiro ou nos altos investimentos em tecnologia, mas sim, nas pessoas que compõem a organização, que movimentam a empresa no cotidiano.
Embora as pessoas necessitem ser administradas como recursos humanos, não se pode perder de vista que as mesmas são seres humanos e que querem ter qualidade de vida. Então, é importante que os líderes conheçam seus colaboradores e deixem claro o posicionamento e o tratamento dado a eles, a fim de ajudá-los na conquista dos objetivos da empresa.

Fábia Lemos
Heloísa Sandrini
Mariana Brunel

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