sábado, 24 de abril de 2010

MOTIVAÇÃO: PARA FORMAR UMA EQUIPE DE SUCESSO


“Metas são necessárias não apenas para nos motivar. Elas são essenciais para nos mantermos vivos.” (Anônimo)
“É fácil ganhar dinheiro, se é dinheiro que você deseja. No entanto, com poucas exceções, o que as pessoas querem não é o dinheiro. Querem o fausto, querem amor e admiração.” (John Steinbeck)


A gestão do clima organizacional se tornou um dos fatores importantes dentro do mundo empresarial. Se os funcionários estão satisfeitos é natural que apresentem um engajamento e um desempenho positivo que impactam diretamente no negócio. Contudo, se as pessoas apresentam sinais de insatisfação, de desmotivação, a empresa corre sérios riscos. No mínimo, as pessoas não terão estímulo algum para desenvolverem novas competências e superarem as expectativas da empresa.
Não podemos nos esquecer que são as pessoas que escrevem as estratégias, que desenham e implementam processos, que geram as soluções. São elas que lidam com as adversidades do dia-a-dia dos negócios e para que tudo isso seja realizado com sucesso é necessário que todos estejam motivados e comprometidos.
A falta de reconhecimento gera desmotivação, faz o funcionário buscar tal reconhecimento em outra empresa. Para motivar seus funcionários dinheiro nem sempre é a melhor solução. É importante que o profissional seja valorizado e reconhecido por toda sua dedicação e empenho pela empresa que atua.
Além de bom salário, benefícios, confraternizações, etc, a empresa não pode esquecer da necessidade de um ‘salário moral’, que é extremamente importante e igualmente necessário para que se estimule à auto-motivação. Ela deve proporcionar um ambiente de trabalho agradável e um clima organizacional que tenha como pilares o respeito e a transparência.
A palavra motivação se auto-define como: MOTIVOS PARA AÇÃO. Então, quando colocamos motivos importantes nos diversos contextos da vida, aí sim as chances de criar motivação tornam-se maiores. E o papel da organização é importante na obtenção de um bom nível de motivação para seus funcionários. É necessário que haja uma razão para haver a motivação; um dos motivos para as pessoas se sentirem motivadas é a meta da empresa estar bem clara e definida. O funcionário só estará motivado se estiver no lugar certo e em busca de um objetivo em comum, para que possa mostrar-se produtivo, ocupando uma função capaz de explorar e estimular suas próprias potencialidades.
Para motivarmos alguém, é imprenscindível conhecê-lo para traçarmos a estratégia adequada: há pessoas que são motivadas pelo desafio e outras que precisam ter sua auto-estima trabalhada.
A motivação é uma processo diário, que se exige muita disciplina. Se tratado como um fator pontual, não terá a eficácia desejada. Sucesso em motivação é saber esticar ao máximo o elástico das capacidades das pessoas, tomando cuidado para não arrebentá-lo.
Mas a empresa não é a única responsável, cada pessoa tem sua parcela de participação neste processo. A pessoa que usa o poder da motivação não tem medo de riscos, pois sabe que a capacidade de reverter as situações mais difíceis depende mais dela do que do meio em que vive. O indivíduo que acredita no seu potencial motiva-se para superar as dificuldades.
Equipes motivadas são imbatíveis, por mais que algo possa acontecer durante a caminhada, sempre encontrarão saídas possíveis para alcançar os objetivos, e esta verdade, já explica a grande importância em se motivar as equipes.

Assista os vídeos sobre o tema:


Micheline Nogareti
Morgana de Oliveira
Vanessa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário