sábado, 24 de abril de 2010

QUALIDADE DE VIDA POR DIFERENTES VISÕES

Buscando entender a respeito de qualidade de vida, efetuamos um estudo através de entrevistas em pessoas de distintos estágios de vida e profissão. A criança apresentou abordagem espontânea, o jovem universitário, o adulto empresário e o adulto funcionário público, caracterizaram a qualidade de vida que realmente desejam, e, o idoso enfatizou a realidade nos dias atuais.
A criança tem como fundamento de sua qualidade de vida o ato de brincar, onde pode satisfazer seus desejos, exercitar a capacidade de relacionamento, aprender a ganhar e perder, opor-se, expressar suas vontades, negociar, pedir, recusar, compreender que não é um ser único e que precisa viver em grupo respeitando regras e opiniões.
A importância em ver os pais trabalhando, se dedicando dia a dia para oferecer uma qualidade de vida para a criança, é fator considerável para entender que seu papel é estudar e aproveitar as oportunidades, desenvolver seus pensamentos e adquirir conhecimentos suficientes para não cometer erros, impedindo os traumas na fase adulta.
Na visão do jovem universitário é poder viver com segurança e dignidade, é estar próximo das pessoas que ama e que realmente se importa com ele, que a qualidade de vida não será algo que trará somente satisfação material ou sentimental, acredita que o corpo e a mente buscam o bem estar.
Qualidade de vida para o jovem é também manter uma vida saudável, com alimentação adequada, em conjunto com práticas de exercícios físicos, para desempenhar o papel importante de sua vida no processo do crescimento intelectual, pois a fase de transição da adolescência para fase adulta requer atitudes e comprometimento.
Na análise do adulto empresário é poder trabalhar num ambiente sadio, harmonioso onde todos se sintam bem a realizar suas tarefas o melhor possível. É ter o direito de ir e vir onde quiser, sem depender de ninguém. Possuir seu próprio espaço e capacidade de discernir o certo do errado.
O adulto empresário recomenda atenção na qualidade de vida pela maratona exercida na vida profissional, por deixar de lado o preparo físico e mental, sendo que esse fator é o maior aliado para vencer os obstáculos da vida. A fórmula do bom sucesso é cuidar do bem estar, administrar seu tempo para cuidar da saúde, ficar com a família e amigos e, ainda, gerenciar uma empresa que disponibiliza oportunidade e melhor qualidade de vida aos seus próprios colaboradores.
O adulto funcionário público já possui uma visão diferenciada do entendimento de qualidade de vida. Entende que além de ter saúde, educação, lazer, junto com um salário digno para sua subsistência das necessidades básicas que todo ser humano deve possuir, esboça seu ponto de vista sobre a busca constante na harmonia do local de trabalho.
Existe uma grande proporção de funcionários públicos que trabalha num mesmo local, e suas vidas se constituem em trocas cotidianas de experiência, de que são seres sociais que precisam viver em grupo e em constante processo na busca do bem da convivência. Desenvolver seu papel como funcionário público é entender que todas as pessoas que estão no seu dia a dia poderão permanecer por tempo indeterminado, ou, em alguns casos, pelo resto de sua vida profissional, sendo que o fator primordial é manter o respeito e a amizade.
Ao idoso, esboçar qualidade de vida é se referir sobre a habilidade ou capacidade que possui para desempenhar tarefas ou atividades da vida diária, obtendo satisfação e a expectativa pessoal através do respeito vindo de pessoas com outras faixas etárias.
Em muitos casos, o idoso é deixado de lado por possuir um perfil diferenciado, grande nível de sedentarismo, carência afetiva, perda de autonomia causada por incapacidades físicas e mentais. Muitos idosos não possuem autonomia, dependem do suporte financeiro de seus familiares, pois em muitos casos a aposentadoria disponibilizada pelo governo, não supri com suas necessidades básicas, pois os remédios estão caros e os disponibilizados pela saúde pública são escassos.
A razão pela má aquisição de uma adequada qualidade de vida do idoso se dá pelo entendimento das políticas sociais que não preparam a sociedade para essa realidade. Com o envelhecimento populacional, precisam-se desenvolver ações que buscam lidar com situações que priorizam a qualidade de vida, prestado através de serviços à comunidade de assistência a saúde e atenção e valorização das opiniões dos idosos.
Os depoimentos adquiridos no decorrer das entrevistas serviram como base para unir as informações e desenvolver o fundamento da qualidade de vida nos dias de hoje. Com a análise dos diferentes pontos de vista abordados, afirmamos que qualquer indivíduo, em distintas fases da vida, é possível estimular o que afeta direta ou indiretamente à melhoria de sua qualidade de vida, como a atitude em buscar sempre o melhor, e possuir relacionamento com pessoas que realmente agregam valor.
O desenvolvimento de uma auto-imagem positiva em conjunto com o bom humor para lidar com situações estressantes, nos ajuda a definir objetivos de vida específicos e claros e sentir que temos controle sobre a melhoria de nossa qualidade de vida. Nem sempre temos controle sobre o que nos afeta, mas podemos controlar a maneira de como reagiremos aos estímulos e reações do mundo em que vivemos.

AUTORES:

Leonardo da Cunha Bittencourt
Marielle Della Giustina Böger
Vanessa Martins Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário